Notebook acende os leds mas não dá vídeo.

O que pode ser:

Problema na BGA da placa mãe.

O que é BGA?












            
          Se você é um desses que usa o notebook em cima da cama e de outras superfícies que vedam todas as entradas de ar na parte inferior do notebook leia tudo, pois você pode ter danificado a BGA do seu notebook.

 
                 Talvez o problema mais aborrecedor hoje enfrentado pelos donos de notebooks seja o problema com a BGA. Este mal é uma falha ocasionada pelo superaquecimento do chipset que provoca o derretimento da solda que o fixa, causando falhas de contato no chip gráfico e com isso fazendo com que o notebook não exiba nenhum sinal de vídeo.
Já é de conhecimento geral que este é um problema crônico de algumas séries de modelos da HP e que por enquanto ainda não possui uma solução definitiva e eficaz para o problema. Equipes de engenharia certamente estão analisando ou analisaram a questão, porém nenhuma convocação de recall ou outra atitude foi tomada até o momento.
A falha se manifesta em sua grande maioria nos modelos que possuem processadores AMD, principalmente os modelos Turion X2 com soluções gráficas ATI. Porém, em alguns casos ela se estende a alguns modelos com processadores Intel e também solução gráfica da Nvidia, numa proporção bem menor de casos. As temperaturas aferidas ficam muito acima do normal e causam problemas até que um determinado dia os notebooks não ligam e acendem apenas os leds, que ficam piscando, e nada mais acontece.


Se seu notebook acende todos os led, mas não apresenta nada na tela, sinto muito, isso pode ser BGA.

Confira aqui algumas dicas para tentar resolver este tipo de problema. O que é BGA?! Defeitos, Sintomas e Outros.

Possíveis causas observadas e soluções já testadas:

1) Verifique se as especificações de tensão e corrente da fonte de alimentação estão de acordo com as necessidades do notebook , se não estiver providencie uma fonte compatível.

2) Retire a bateria e teste de novo, bateria com defeito causa este sintoma.

3)  Se possível troque a memórias ou se tiver duas memórias tente ligar só com uma a fim de testá-las.

4) Tente resetar a Bios. Tire a bateria e a fonte de alimentação e segure o botão do power por 30 segundos. Depois tente ligar o notebook normalmente (não funciona com todos os notebooks).

5) Pode ser um problema no HD (Hard Disk) e outros periféricos podem causar este sintoma. Teste-os em outro notebook ou retire-os um a um testando em seguida para ver se tem algum periférico em curto-circuito que possa estar provocando este sintoma. Obs: Antes de retirar os periféricos um a um, desligue o notebook.

6) Este sintoma pode ser causado por falha geral na placa mãe do Notebook, esta falha pode ser proveniente de solda fria no CI BGA do controlador de vídeo da placa mãe do notebook, neste caso a placa deverá ser recuperada em laboratório de manutenção por um profissional especializado em estação infravermelho, ar quente ou outra específica para retrabalho em solda BGA

       Algumas das dicas acima precisam de um pouco de conhecimento técnico. Não tente fazer se tiver alguma dúvida.

     Se com estas dicas acima o notebook não funcionar, a possibilidade de seu notebook estar com problema no BGA da placa mãe é muito grande.

       BGA, o problema que afeta muitos notebook de quase todas as Marcas…

     Devido a normas europeias que proíbem o comércio de produtos eletrônicos que contenham metais pesados como chumbo, mercúrio, entre outros, pois são nocivos ao meio ambiente, a indústria está se adequando e eliminando esses materiais das suas soldas e componentes, utilizando uma tecnologia de solda chamada Lead free ou Pb-free (solda livre de chumbo), para poder vender seus produtos em países com essa exigência.

     A solda sem chumbo é uma solda mais rígida, pois não possui as propriedades mecânicas do chumbo (maleabilidade), que é substituído por prata ou cobre e tem seu ponto de fusão maior suportando melhor altas temperaturas, porém é uma tecnologia que está amadurecendo, por isso os problemas…
Causas do Problema

    Em função da flexibilidade do aparelho, somado a tecnologia da liga de solda dos componentes, movimentos como o de abrir e fechar a tampa LCD, digitar, usar o notebook no colo, impactos no transporte, rompem a solda da trilha ou do chip BGA causando mau contato, pois a solda é rígida e não suporta elasticidade, iniciando imediatamente superaquecimento em função deste mau contato – (pois não há secção nominal suficiente para passagem dos elétrons), perdendo funções diversas, como wireless, teclado, USB, mouse, travamentos, telas azuis e finalmente não ligando mais, podendo até queimar o chip.
Sintomas típicos de problema no bga dos notes:

    * Notebook liga acende os leds mas não passa imagem para a tela e nem para monitor externo.
    * Dispositivo wirelles não é reconhecido no windows.
    * Teclado e touchpad não funcionam e portas usb não reconhecem nenhum dispositivo
    * Notebook demora para ligar,as vezes liga as vezes não.
    * Notebook apresenta tela azul na hora da formatação mesmo quando se substitui hd e memória
    * O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.
    * Falha nas portas USB’s e no funcionamento da webcam.
    * O notebook não se inicializa.
    * O indicador de carga da bateria não se acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.
    * O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.
    * O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.
    * O notebook emite dois ou três bips, e não emite imagem na tela LCD do notebook.
    * O notebook emite quatro bips, pisca os leds e não emite imagem na tela LCD do notebook
    * O notebook pisca os leds, e não emite imagem na tela LCD do notebook
    * O notebook liga somente um vez aparecendo imagem na tela LCD, mas após desligado não volta a dar imagem quando acionado o botão de power on.
    * A imagem fica quadriculada ou distorcida quando o notebook é ligado ou durante o processamento de Dvds ou vídeos.

A solução!

É um problema simples de resolver com as ferramentas certas, com 80% de chance de reparo.

Para resolver deve-se trocar as soldas em esferas do BGA por uma liga estanho-chumbo (Sn63/Pb67), e se necessário trocar o chip BGA por um novo, utilizando estação de solda BGA infra vermelho, que garante precisão absoluta e qualidade de fábrica nas soldas, revisar o sistema de resfriamento (cooler), resolvendo em definitivo os problemas da placa-mãe e do notebook.

Problema no cabo flat da tela.

Se não está apresentando sinais de vídeo, o problema pode ser no cabo flat que liga a placa mãe a tela do notebook.

Cabo Flat

Conexão com a tela

Conexão com a placa mãe.

O que fazer?

         Nesse caso vc pode conectar um cabo VGA ou HDMI e tentar ligar em uma TV ou Monitor de PC, se o notebook apresentar vídeo na TV ou no monitor então é sinal de que o problema é mesmo no cabo flat que liga a placa mãe ao monitor (Nesses casos o led indicador do HD continua piscado ao iniciar o sistema operacional, diferente de quando ah um problema na BGA e que os led ficam todos acesos direto.

Comentários